Classificação Morfológica

Home  > Serviços > Classificação Morfológica

Classificação morfológica

A descrição linear das diferentes partes de um bovino, é o melhor instrumento para caracterizar o TIPO dos animais da raça Holstein Frisia. Utilizada em praticamente todos os países do mundo, na descrição linear são classificados 17 caracteres standard, indicado pela Confederação Mundial da Raça Holstein Frisia (WHFC).
Esta forma de classificar permite situar o animal numa escala fisiológica de 1 a 9, podendo o valor ideal, ser variável dependendo do parâmetro que se está a classificar.
A classificação efectuada pelos nossos classificadores obedece aos standards internacionais, apostando o Livro Genealógico da Raça Bovina Frisia (LGPRF) numa formação continua e de qualidade dos seus funcionários.
São anualmente efectuadas uma ou duas visitas às explorações pelos classificadores. Nestas deslocações às explorações, são classificadas todas as primíperas, sendo as multíperas classificadas a pedido do criador.
Os dados obtidos na classificação morfológica são utilizados pelos criadores nos emparelhamentos, e para o calculo da Avaliação Genética dos efectivos Frísios nacionais.





Política de Privacidade   ::   Sugira o Site   ::   Adicione aos favoritos                                           
© APCRF 2008